terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como calcular o ICMS Diferença de Alíquota

A diferença de alíquota é prevista pelas legislações estaduais, entendendo que as alíquotas de ICMS intraestaduais (alíquotas praticadas em operações de compra e venda dentro do Estado) e as alíquotas interestaduais (alíquotas praticadas em operações de compra e venda entre dois Estados diferentes) devem ser idênticas, sendo necessário então a aplicação da diferença de alíquota.

No geral, a maioria das operações interestaduais utiliza a alíquota de 12% para o ICMS de acordo com a tabela de alíquotas. Em Minas Gerais, por exemplo, a alíquota principal é 18%, portanto neste caso existe a diferença de alíquota de 6%.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como contabilizar empréstimos e financiamentos

Hoje é muito comum na contabilidade a existência de empréstimos e financiamentos nas empresas, independentemente do seu porte, do seu ramo e de sua riqueza. O sistema financeiro brasileiro proporciona esta facilidade que, devido às variações de juros, estão sempre em evidência estas operações.

Ao adquirir um empréstimo ou financiamento, automaticamente ficamos sabendo algumas informações que são importantíssimas para a contabilização correta destas transações, como por exemplo, a quantidade de parcelas, o valor liberado para o empréstimo e o valor a se pago mensalmente para a quitação deste valor. A partir destas informações podemos iniciar nossos lançamentos contábeis.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como contabilizar a venda de um ativo imobilizado

A contabilização da venda de uma ativo pode ser complicada para quem não está acostumado, porém, com a prática, este procedimento contábil torna-se tão fácil e rotineiro quanto os outros.

Para tal, vamos considerar a venda de um veículo em 31/12/X3 que foi adquirido em 31/12/X1 por R$ 30.000,00. A depreciação de um veículo é de 20% ao ano.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como calcular o INSS sobre a Receita Bruta - Desoneração da Folha de Pagamento

Através da lei nº 12.546/2011 a "desoneração da folha de pagamento" foi implantada no Brasil alterando a atual contribuição previdenciária (INSS) calculada sobre a folha de pagamentos, para que seja calculada com base na receita bruta das empresas.

Esta mudança se aplicará apenas às indústrias e empresas que se enquadrem nas atividades econômicas citadas diretamente na lei. Para as empresas fabricantes, deverão verificar no anexo único da lei as classificações fiscais constantes, procurando identificar as classificações dos seus próprios produtos geralmente vendidos.

sábado, 15 de setembro de 2012

Como emitir uma nota fiscal eletrônica

Regulamentada desde 2006, a nota fiscal eletrônica está cada vez mais presente nas diversas empresas espalhadas pelo Brasil, sejam elas obrigadas ou voluntárias na emissão deste documento tão importante hoje. Mesmo estando presente em nossas vidas há algum tempo, muitas pessoas ainda não sabem o que é e como se faz para emitir uma nota fiscal eletrônica.

A nota fiscal eletrônica nada mais é do que a versão digital das notas fiscais convencionais que eram feitas em papel emitidas pelas gráficas através de blocos. Foi implantada com o objetivo de facilitar a vida das empresas e mais ainda as tarefas da fiscalização sobre as operações tributadas pelo ICMS e IPI.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bitributação do ISSQN

O ISSQN (Impostos sobre serviços de qualquer natureza) possui uma lei federal que o regulamenta. Entretanto, por ser um imposto de competência municipal, cada município também possui a sua lei regulamentando o ISSQN de acordo com a devida administração.

A lei federal deve se sobrepor dentre todas as leis municipais. A lei federal é que deve ser obedecida e caso de conflitos sobre o mesmo assunto em ambas as leis. Porém, os municípios às vezes não respeitam a lei federal e que impor a sua própria lei, ocasionando o que chamamos de "bitributação" do ISSQN.